Reunião Bimestral da Liturgia MAIO250514

Reunião Bimestral da Liturgia: (Mês de Maio de 2014)

 * Acolhimento:
 * Momento de Oração:

* Equipes Participantes:
- Sagrada Face: Ana Lucia
-Terço dos Homens:  Antônio
-Pastoral da Infância: Acácio
-Legião de Maria: Faltou!!!
-Sagrada Família: D’Jesus
-Unidos na fé: Lira
-Lírios da Trindade: Jader
-Coração de Luz: Faltou!!!
-Rainha da Paz: Leiliane
-Pastoral do Dizimo: Marcely Gomes

A referida reunião teve início com uma FORMAÇÃO de Liturgia a qual teve como tema “A MISSA PASSO-A-PASSO” com o palestrante “João Carlos” da Arquidiocese de Fortaleza.
A referida Palestra elaborada com acompanhamento de apostilas, teve seu início com o Comentário Inicial, Ato Penitencial, Canto do Glória, Aclamação, Ofertório, Santo, Comunhão e Canto Final. Todas as partes da celebração foram orientadas como se participa bem como o emprego da música litúrgica, inclusive com formulas para o emprego e escolha das musicas.
As equipes  que faltaram a formação, perderam uma grande oportunidade de aprimorar conhecimentos de liturgia.

Próxima reunião de Liturgia dia 27 de Julho de 2014 (4º Domingo) teremos nova formação, com a exibição de um DVD sobre as partes da Missa.

Estamos entrando na segunda parte do tempo comum no mês de Julho de 2014 onde contamos com aproximadamente 170 dias ou seis meses.  Durante esse período até a Festa dos padroeiros no mês de Dezembro, as equipes de liturgia ficam responsáveis pelos cânticos das celebrações (Não tem Volantes) desde que estejam conforme a liturgia diária, a liturgia do dia da celebração.

Também foi sugerido pela equipe presente, criar um livro (hinário) com uma coletânea de músicas litúrgicas para serem usadas pelas equipes durante as celebrações.

Na próxima reunião da Liturgia no mês de Julho, as equipes deveram escolher uma data, para que possamos fazer em nossa paróquia, o primeiro encontro de liturgia a nível paroquial para todos os componentes das equipes de liturgia bem como as demais Pastorais, movimentos e as Capelas, Santa Terezinha e Santa Edwirgens.

As equipes; Coração de Luz, Sagrada face e Legião de Maria, equipes de participaram das celebrações do (5º) Quinto Domingo do mês de junho (Festa de São Pedro e São Paulo), estas deveram selecionar os cânticos para as Missas em seus respectivos horários.

Contamos com a presença de todos os coordenadores de equipes na próxima reunião. Suas presenças são indispensáveis. Caso o coordenador no dia da reunião não possa participar, gentileza mandar pessoa da equipe representando.

Encerrando o encontro de liturgia neste dia 25 de Maio de 2014, o nosso palestrante João Carlos,  termina com a benção final.

Pastoral da Liturgia
pjmj.blogspot.com
nivandoliveira@gmail.com


  

Cânticos Mês de Junho de 2014170514

  Cânticos Mês de Junho de 2014

          / Ascensão do Senhor / Pentecostes /
    / SS. Trindade / Corpo e Sangue de Cristo /



01 - Aleluia! Batei palmas, povos todos! Cantai músicas alegres, aleluia! Aleluia! Deus é grande e poderoso, pois governa o mundo inteiro, aleluia!
1. Nos mandou levar a todos a mensagem do amor. Ele fez uma Aliança com o povo que escolheu.
2. O Senhor é vencedor, triunfante sobre o céu. Ele é Rei de toda a terra, cantai hinos de vitória!
3. Deus domina o mundo inteiro, assentado no seu trono. Reuniu os povos todos: todos são povo de Deus!
  
02- 1-De todos os cantos viemos para louvar o Senhor. Pai de eterna bondade, Deus vivo, libertador. Todo o povo reunido num canto novo, um louvor:
Glorificado seja, Bendito seja Jesus Redentor! (2x) 
2. Os pais e mães de família venham todos celebrar, a força nova da vida vamos alegres cantar. A juventude e as crianças, Todos reunidos no amor.
3. Lavradores e operários, todo o povo lutador, trazendo nas mãos os frutos e as marcas de sofredor. A vida e a luta ofertamos no altar de Deus Criador.

03 - Eu creio num mundo novo, pois  Cristo  ressuscitou!  Eu vejo  sua   luz  no  povo  por   isso  alegre  estou!
1-Em toda pequena oferta, na força da união, no  pobre  que  se  liberta,  eu  vejo  
ressurreição!
2-Na mão que foi estendida, no dom da libertação, nascendo uma nova vida, eu vejo ressurreição!
3-Nas flores oferecidas e quando se dá perdão, nas dores compadecidas, eu vejo ressurreição!
4-Nos homens que estão unidos com outros, partindo o pão, nos fracos fortalecidos, eu vejo ressurreição!

04 1-Ofertar nossa vida queremos, como gesto de amor doação. Procuramos criar mundo novo, trazer para o povo a libertação.
De braços erguidos, a Deus ofertamos, aquilo que somos e tudo que amamos. Os dons que nós temos compartilharemos. Aqueles que sofrem sorrir os faremos.
2-A injustiça que fere, que mata tanto o homem, criança e mulher. Faz o jovem viver sem sentido, frustrado, perdido, distante da fé.
3-Como o pão e o vinho se tornam corpo e sangue de Cristo Jesus. Transformemos a realidade pra ser de verdade esperança e luz. 

05 - O Senhor subiu ao céu, / aleluia, aleluia! (2x) 
1 - Levanta-se Deus, cadê os inimigos? Na sua presença perecem os iníquos!  São como fumaça que desaparece,  são cera no fogo, que logo derrete!
2 - Os justos se alegram diante de Deus;  cantai ao Senhor, vibrai, filhos seus!  Abri o caminho ao grão-cavaleiro,  dançai diante dele, Senhor justiceiro.
3 - Dos órfãos é Pai, das viúvas juiz, em sua morada só Ele é quem diz:  “Quem estava sozinho, família encontrou,  quem estava oprimido, tua mão libertou!”
4 - À frente do povo saíste, ó Deus! Os céus gotejaram, a terra tremeu: na sua presença se abala o Sinai,  é Deus que avança, que avança e vai!
5 - Uma chuva abundante do céu derramaste  e a tua herança exausta saciaste;  fizeste em tua paz viver teu rebanho,  e os necessitados tiveram seu ganho.
6 - Falou sua palavra, saem os portadores, debandam os reis e fartam-se os pobres! Imenso é o poder de Nosso Senhor subindo às alturas, cativos levou.
7 - Bendito Tu sejas, Senhor, todo dia,  Tu és quem nos salva, quem nos alivia;  és Tu nosso Deus, o Libertador! Quem livra da morte, só mesmo o Senhor!

06 1-Eu sou o Pão da vida, o Pão do céu.  Eu sou o Rei dos reis, o Salvador. Eu sou o Cristo, o filho do Deus vivo. Me dei por vós só por amor.
Este é o meu corpo, tomai e comei. Este é o meu sangue, tomai e bebei. Revesti-vos de minha força, permanecei em mim. Eis que estou convosco até o fim
2-Eu venci o mundo, vos livrei do mal. Tomei vossos pecados, deixei lá na cruz. Vos livrei da morte, tomei vossa dor. Vinde, tende coragem, Eu sou o Senhor.

07 - Vem, vem, vem Espírito Santo, Transforma minha vida quero renascer.
Quero abandonar-me em seu amor, encharcar-me em seus rios, Senhor, derrubar as barreiras em meu coração. (2x)

08 - Estaremos aqui reunidos como estavam em Jerusalém. Pois só  quando vivemos unidos, é que o Espírito Santo nos vem.
1-Ninguém para esse vento passando. Ninguém vê ele sopra onde quer. Força igual tem o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer.
2-Feita de homens a Igreja é divina, pois o Espírito Santo a conduz, como um fogo que aquece e ilumina, que é pureza, que é vida, que é luz.
3-Sua imagem são línguas ardentes, pois amor é comunicação. E é preciso que todas as gentes saibam quanto felizes serão.

091-Quando o Espírito de Deus soprou o mundo inteiro se iluminou. A esperança na terra brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou.
Lutar e crer, vencer a dor, louvar ao Criador. Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor.
Quando Jesus a terra visitou, a Boa Nova da justiça anunciou. O cego viu, o surdo escutou, e os oprimidos das correntes libertou.
Nosso poder está na união. O mundo novo vem de Deus e dos irmãos. Vamos lutando contra a divisão, e preparando a festa da libertação.

10 - Toma Jesus, a minha mão, Quero contigo caminhar. Toma Jesus a minha vida, com todo amor eu vim me entregar. Toma Jesus meu coração, pois só a ti desejo amar. Toma Jesus meus sentimentos, tudo de mim desejo te dar.
Manda teu Espírito, Jesus. Vem inflamar meu coração com teu amor. Quero da água e do Espírito nascer, nova pessoa no Senhor (2x)

11 1-As sementes que me deste e que não eram pra guardar. Pus no chão da minha vida, quis fazer frutificar.
Dos meus dons que recebi, pelo Espírito de Amor, trago os frutos que colhi e em tua mesa quero pôr (2x)
2-Pelos campos verdejantes quero sempre semear. Os talentos que me deste para eu mesmo cultivar. Quanto mais eu for plantando, mais terei para colher. Quanto mais eu for colhendo,  mais terei  a oferecer.

12 – 1-O Espírito é luz que ilumina convoca e anima a Igreja em missão. Renova a esperança e anuncia o dia da festa e da libertação.
Creio no Espírito Santo que renova o homem com a liturgia. Creio no Espírito Santo que mata a fome na Eucaristia.
2-Ao irmão que, faminto ao meu lado, sedento de paz, com fome de amor. Não falte a justa partilha, na mesa do pobre o pão do Senhor.
3-Ele ajuda a escrever a história, recriando a vida, faz um mundo novo. E faz na Igreja a memória de olhos abertos pra fome do povo.
4-Sua face em mistérios se encobre, no fogo, no vento, na água, no pão. Porém se revela no pobre, e se faz parceiro da libertação.

13 1-Senhor vem dar-nos Sabedoria, que faz ter tudo como Deus quis E assim faremos da Eucaristia o grande meio de ser feliz.
Dá-nos, Senhor, esses dons, essa luz e nós veremos que Pão é Jesus!
2-Dá-nos, Senhor, o Entendimento, que tudo ajuda a compreender:  Para nós vermos como é alimento o pão e o vinho que Deus quer ser.
3-Senhor, vem dar-nos a Divina Ciência, que, como o eterno, faz ver sem véus. Tu    vês por fora, Deus vê a essência, pensas que é pão, mas é nosso Deus.
4-Senhor vem dar-nos, o Teu conselho, que nos faz sábios para guiar.  Homem, mulher, jovem e velho nós guiaremos ao Santo Altar.
5-Senhor vem dar-nos, a fortaleza, a santa força da oração.  Só quem vencer vai sentar-se à mesa: para quem luta Deus quer ser Pão.
6-Dá-nos, Senhor, filial piedade, a doce forma de amar, enfim. Para que amemos quem, na verdade, aqui amou-nos até o fim.
7-Dá-nos, Senhor, Temor sublime, de não amá-los como convém. O Cristo-Hóstia, que nos redime, o Pai celeste que nos quer bem.

14 -  1-Todos convidados/ cheguem ao banquete do Senhor/ Festa preparada, bem participada/ Venham partilhar do pão do amor.
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja/
Cristo pão dos pobres/ Juntos nesta mesa/ Pois a Eucaristia faz a Igreja.
2. Vejam quanta fome/ Muitos lares sem ternura e pão/ Dor e violência, quanta resistência/ Vamos acolher a cada irmão.
3. Vamos gente unida/ Resgatar a paz desta cidade/ Ser o sal da terra, ser a luz do mundo/ Espalhar justiça e caridade.
4. Jovens e famílias/ vida nova venham

Assumir,  Evangelizando, Cristo anunciando Para o mundo novo construir.
5. Páscoa celebrada Nosso testemunho é conversão Corpo ofertado, sangue derramado/ Vou ser solidário na missão.

15   - 1-Vou Te oferecer a vida e tudo que eu já sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho coisas que me fazem crer. 
2.  Vou te oferecer o pranto, aquilo que é meu sofrer. Paz que ainda não sei e tudo    que errei, são  coisas que me fazem crer.  /
PÃO E VINHO SÃO SINAIS DO TEU AMOR, NELE EU VOU SABER VIVER. ALEGRIA E DOR EU VOU TE OFERECER SÃO COISAS QUE ME FAZEM CRER. ALEGRIA E DOR EU VOU TE OFERECER SÃO COISAS QUE ME FAZEM CRER.

16 -  1-Bem vindos à mesa do Pai, onde o Filho se faz fraternal refeição. É Cristo a forte comida, o pão que dá vida com amor-comunhão.
Vinde, ó irmãos, adorai, vinde, adorai o Senhor. A Eucaristia nos faz igreja,/ comunidade de amor. (bis)
2. Partimos o único pão,/ no altar refeição, ó mistério de amor! Nós somos sinais da unidade na fé, na verdade, convosco, ó Senhor!
3. No longo caminho que temos, o pão que comemos nos sustentará. E Cristo, o pão repartido,  que o povo sofrido vai alimentar.
4. Queremos servir a Igreja, na plena certeza de nossa missão. Vivendo na Eucaristia, o pão da alegria e da libertação.

17 1-Eu sou o pão, da vida o pão do céu, Eu sou o Rei dos Reis, o Salvador. Eu sou o Cristo, o filho do Deus Vivo, Me dei por vós só por amor.
Este é meu corpo toma e comei, Este é meu sangue,Toma e bebei. Revesti-vos de minha força, Estejais em mim, Eis que estou convosco até o fim.
2-Eu venci o mundo, vos livrei do mal, Tomei vossos pecados, deixei lá na cruz.
Vos livrei, Da morte tomei vossa dor. Venha, tenha coragem, eu sou o Senhor.

18 1-Bom é poder está aqui amando, adorando e exaltando, a Santíssima Trindade que estará aqui para fazer santo o lugar.
Em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Louvemos e adoremos ao nosso Deus Trino.
Em nome do  Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo. Amém. Podes entrar Senhor, neste lugar. 

19 1-Quando esse tudo era nada   três Pessoas havia. Numa comunicação 
de amor, em total e perfeita harmonia. Uma doou-se na criação, a outra doou-se na encarnação. E a terceira se doa e trabalha na Igreja por nossa santificação.
Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, apresentemos pra que as consagrem, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Nossa oferta na Trindade Santa, de nossas vidas, talentos e bens, ofereçamos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
2-Temos que ser solidários, saber nossos bens partilhar. tal qual amor Trinitário, que se doa no comunicar. O Pai doou-se no Filho. O Filho se deu a nós por amor. E o Espírito Santo, no Pai e no Filho, prestemos o nosso louvor.

20 1-Ao recebermos, Senhor tua presença sagrada, pra confirmar teu amor, faz de nós tua morada. Surge um sincero louvor, brota a semente plantada. Faz-nos seguir teu caminho, sempre trilhar tua estrada.
Desamarrem as sandálias e descansem, este chão é terra santa, irmãos meus! Venham, orem, comam, cantem, venham todos. E renovem a esperança no Senhor.
2-O Filho de Deus com o Pai, e o Espírito Santo: nesta Trindade um só ser, que pede a nós sermos santos. Dá-nos, Jesus, teu poder de se doar sem medida. Deixa que compreendamos Que este é o sentido da vida.
3-Ao virmos te receber, nós te pedimos, ó Cristo, faze vibrar  nosso ser, indo ao encontro ao Pai Santo. Sem descuidar dos irmãos, mil faces da tua face. Faze que o coração sinta a força da Caridade.

21 -Ó Trindade, vos louvamos, vos louva-   mos pela vossa comunhão! Que esta mesa favoreça,  favoreça nossa comunicação!
1 - Contra toda tentação da ganância e do poder,  nossas bocas gritem juntas a Palavra do viver! (2x)
2 - Na montanha, com Jesus, no encontro com o Pai, / recebemos
a mensagem: “Ide ao mundo e o transformai!”(2x)
3 - Deus nos fala na história e nos chama à conversão: / vamos ser palavras vivas 
proclamando a salvação! (2x)
4 - Vamos juntos festejar cada volta de um irmão / e o amor que nos acolhe,   restaurando a comunhão! (2x)
5 - Comunica quem transmite a verdade e a paz, / quem semeia a esperança e o    perdão que nos refaz. (2x)



ATENÇÃO:  

1- As equipes; CORAÇÃO DE LUZ, SAG. FACE E LEGIÃO DE MARIA, ESTÃO AUTORIZADAS A SELECIONAR OS CÃNTICOS PARA A CELEBRAÇÃO DO 5º DOMINGO DO MÊS  DE JUNHO.

2-DOMINGO DIA 25 DE MAIO 2014, REUNIÃO DA LITURGIA COM SEUS RESPECTIIVOS COORDENADORES.


           
Pastoral da Liturgia
           pjmjfortaleza.blogspot.com.br
           nivandoliveira@Gmail.com 




A PASTORAL DA LITURGIA LEMBRA A TODOS OS COORDENADORES DE EQUIPES PARA NOSSA REUNIÃO BIMESTRAL NO DIA 25 DE MAIO 2014. SALÃO PAROQUIAL, 09:00Hs. NESTA REUNIÃO VAMOS NOS PREPARAR PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO ONDE PASSAREMOS A PLANEJAR A SEGUNDA PARTE DO TEMPO COMUM. CONTAMOS COM SUAS PRESENÇAS. TRAGA SUGESTÕES PARA QUE POSSAMOS DISPOR DE UMA LITURGIA PREPARADA. O COORDENADOR DA LITURGIA É SOMENTE UMA PESSOA QUE ORIENTA E CONDUZ AS EQUIPES MAS, A LITURGIA SOMOS NÓS. CASO NO DIA DA REUNIÃO VOCÊ NÃO POSSA VIR POR CAUSA DE QUALQUER OUTRO COMPROMISSO, POR GENTILEZA, MANDE-NOS UM REPRESENTANTE.

PASTORAL DA LITURGIA.

A PASTORAL DA LITURGIA INFORMA;050514

      A PASTORAL DA LITURGIA INFORMA AOS                   
              COORDENADORES DE EQUIPES:


     AS MISSAS DO MÊS QUE SÃO ACOMPANHADAS POR VOLANTES, EXISTEM VARIAS OPÇÕES DE CANTOS DE ENTRADA, CANTOS DE OFERTÓRIO E CANTOS DE COMUNHÃO, QUE DEVERÃO SER OBRIGATÓRIOS PARA AS CELEBRAÇÕES, NÃO PODENDO POR HIPÓTESE NENHUMA SEREM TROCADOS, POIS AS PESSOAS  QUE  PARTICIPAM  DAS  CELEBRAÇÕES
(ASSEMBLEIA) ACOMPANHAM OS CÂNTICOS BEM COMO O CELEBRANTE.


PASTORAL DA LITURGIA.